Recadastramento Biométrico Eleitoral de Candeias acontece abaixo do esperado

28/11/2018 13:34:00    Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Candeias

Sandro Duarte, Chefe do Cartrio de Candeias

Sandro Duarte, Chefe do Cartório de Candeias

O recadastramento biométrico eleitoral de Candeias, iniciado no último dia 05 de novembro, está acontecendo abaixo do número esperado de pessoas. Dos aproximadamente 51 mil eleitores que precisam ser recadastrados, apenas pouco mais de 1.800 compareceram até hoje ao Fórum Municipal, localizado no bairro Ouro Negro, para a atualização de cadastro eleitoral. A situação já preocupa o TRE, porque muitas pessoas deixam para o final, o que pode ocasionar gicantescas filas, como as que ocorreram na capital baiana meses atrás.

Segundo o Chefe do Cartório, Sandro Duarte Almeida, 35, a entrega de senha será reavaliada. “Estamos entregando senhas desde cedo, mas por conta do baixo fluxo de pessoas vamos reavaliar, porque na parte da tarde não estamos recebendo tanta gente”. Inicialmente a quantidade de computadores era de apenas três, mas aumentou para doze e o atendimento acontece das 08h às 16h. Há uma previsão de que cheguem mais equipamentos para que o recadastramento seja feito com ainda mais agilidade.

Sandro orientou que é desnecessário que as pessoas cheguem muito cedo no fórum, já que elas estão sendo atendidas numa média de tempo de 15 minutos, pelas 22 pessoas que estão trabalhando no recadastramento. “No começo da manhã o atendimento demora mais, porque às 8h já tem muita gente. Mas, por exemplo, hoje, às 10h da manhã, mais de 120 pessoas já tinham sido atendidas”, comentou.

O prazo para o recadastramento é até o dia 22 de fevereiro de 2019, "mas as pessoas devem comparecer com atencedêcia para evitarem passar horas na fila, como aconteceu em Salvador. Isso é desgastante para o eleitor e para o servidor", apontou Sandro. 

Erros comuns

Uma das ocorrências mais comuns na hora do recadastramento, é a invalidade do comprovante de residência, que, segundo o chefe do cartório, tem gerado algumas insatisfações. “Estão trazendo o comprovante de endereço com o nome de outras pessoas. Às vezes trazem no nome de um parente e não trazem documentos que comprovam parentesco. Tem que comprovar vínculo com a cidade. Podem trazer contracheque, documento da casa alugada, atestado de frequência do filho matriculado em escola do município, e se trouxer comprovante no nome de um parente, é necessário conseguir comprovar o parentesco, não basta apresentar apenas o sobrenome”. 

Sandro também lembrou que pessoas com multas por terem ficado alguma eleição sem votar, não podem fazer o recadastramento. Antes, precisam pegar o boleto, fazer o pagamento e se dirigirem ao fórum. A consulta pode ser feita através do site do TRE: http://www.tre-ba.jus.br/eleitor/debitos-do-eleitor/debitos-do-eleitor.

Documentos

Para o recadastramento biométrico, os eleitores devem comparecer munidos apenas dos documentos ORIGINAIS, constando de documento oficial de identificação com foto, que pode ser RG, CNH, Carteira Profissional, Passaporte, Carteira de Reservista ou Certificado de Alistamento Militar; comprovante de residência recente (emitido há, no máximo, 3 meses), em nome do eleitor ou se em nome de um parente (o eleitor deve comprovar o parentesco);  se for o 1º título eleitoral, é necessário apresentar o comprovante de quitação do serviço militar (para homens com idade entre 18 e 45 anos); documento comprobatório de alterações de dados pessoais, se houver, como a certidão de casamento ou com homologação de separação, sentença judicial, etc.

A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) não é válida como documento de identificação para quem vai fazer o 1º título de eleitor, por não conter nacionalidade/naturalidade, assim como o Passaporte, se não contiver a filiação. Se tiver o Título Eleitoral anterior, é necessário apresentar. Mas caso não o tenha, não é obrigatório apresentar boletim de ocorrência.

Palavras-Chave: TRE, RECADASTRAMENTO BIOMETRICO, CANDEIAS, BIOMETRIA

Fotos



Última atualização: 22/01/2019 19:25